Os inícios de Santa Lúcia a partir do ano 1764, quando, a fim de parar o contrabando de Português e avanço dos povos indígenas sobre Montevidéu, está situado na área um forte Creole-Espanhol para o efeito, chamado de "guarda paraguaios 'por ser sua cidade natal nos mesmos residentes Governorate.
Em 1781, Francisco Lefty chegam na cena e acompanhado por seus quines familiares seriam os primeiros colonos. Dias depois, em 9 de novembro do mesmo ano, por ordem do então vice-rei Juan José de Vértiz e consentimento do proprietário da distribuição de terras, que compreendem a área desde a passagem do fluxo de Canelón Grande para a etapa Boat on ocorre rio Santa Lucia. Em 1783 o primeiro conselho da cidade é feito de ser o primeiro nome de Villa San Juan Bautista. No mesmo ano de sua fundação legal ocorre, embora o início do processo se inicia em 1781.
Sua primeira capela a ser chamado de San Juan Bautista, a construção começou em 1 de Dezembro 1782, sendo concluída alguns meses mais tarde. Anos mais tarde, em 1830, a pedra fundamental da nova igreja é colocado, mas este trabalho não se materializa até que, em 1854, são obtidos os fundos para esta finalidade, sendo o arquitecto Alberto Capurro o diretor do jogo, que terminou décadas después7 a consagração da Parroquia San Juan Bautista.
A partir do ano 1862, começar a resolver na cidade da várias moradias e palácios casas que foram caracterizados por suntuosas casas com grandes jardins e usados ??para o verão, um exemplo é o Palácio Lacueva, que foi construído pela família Lacueva 1866. Isto leva para a cidade é considerada como o primeiro resort no país.
Em 1872, o serviço ferroviário atinge a cidade inaugurada estação de Santa Lucia. No mesmo ano, em 1 de Setembro, o primeiro hotel turístico no Uruguai, que até 1920 foi chamado Oriental Hotel, no mesmo ano mudou seu nome para The Biltmore Hotel é inaugurado.
Em 15 de maio de 1925, pela Lei 7.837, a Villa San Juan Bautista é elevada à categoria de cidade e muda seu nome para a corrente de St. Lucia.
De 1920 a actividade turística declina devido ao surgimento de spas na costa de Canelones e Maldonado. No entanto a partir de 1940, torna-se uma importante área industrial, aproveitando-se do proteccionismo económico que o país manteve até final dos anos 70.
Após a abertura da economia, esse boom chegou ao fim e Santa Lúcia torna-se um centro de serviços, em torno do qual a agricultura se desenvolve.